“Psiquiatria em crise”
Trata-se do título de uma importante obra recentemente publicada. “Psychiatry in Crisis – At the Crossroads of Social Sciences, the Humanities, and Neuroscience” (Springer, Fall 2020/21) foi escrita pelos doutores Vincenzo di Nicola e Drozdstoj Stoyanov. Na página da editora na web (https://www.springer.com/br/book/9783030551391) pode-se ler:
O campo da psiquiatria acadêmica está em crise, em toda parte. Não é apenas uma crise de saúde de escassez ou distribuição de recursos, reivindicações e modelos de prática concorrentes, ou nível de desenvolvimento de um país para outro, mas uma crise mais profunda e fundamental sobre a própria definição e base teórica da psiquiatria. Os tipos de questões que representam esta crise incluem a questão de se a psiquiatria é uma ciência social, se é mais bem entendida como parte das humanidades ou se o futuro da psiquiatria é mais garantido como um ramo da medicina. Na verdade, tal questão tantas vezes debatida desde o início da psiquiatria moderna diz respeito ao modelo biomédico, de modo que parte do perpétuo autoquestionamento da psiquiatria se em que medida ela é ou não um ramo da medicina. Este volume único e ousado oferece um levantamento representativo e crítico da história da psiquiatria moderna, com leituras transdisciplinares profundamente informadas da literatura e práticas do campo por dois professores de psiquiatria que são ativos na prática e engajados na pesquisa e têm formação dupla em psiquiatria científica e filosofia.
Em capítulos alternados apresentando argumentos contrastantes para o futuro da psiquiatria, os dois autores concluem com um diálogo entre si para substanciar as implicações teóricas, de pesquisa e práticas da crise atual da psiquiatria, delineando áreas de divergência, consenso e colaborações frutíferas para a revisão da psiquiatria hoje. O volume é escrupulosamente documentado, mas escrito em linguagem acessível com sumários das principais áreas da teoria, pesquisa e prática para o aluno e o profissional nas ciências sociais e humanas e na medicina, psiquiatria e neurociências…
A obra apresenta os seguintes 10 capítulos:
Table of contents (10 chapters)
- Introduction: Prospectus and Leitmotifs
Pages 1-13
Di Nicola, Vincenzo (et al.)
- Methods for Clinical Evaluation in Psychiatry: Quantitative vs. Qualitative Approaches
Pages 17-29
Di Nicola, Vincenzo (et al.)
- Psychiatric Nosology Revisited: At the Crossroads of Psychology and Medicine
Pages 31-41
Di Nicola, Vincenzo (et al.)
- Psychiatry and Neuroscience: At the Interface
Pages 43-51
Di Nicola, Vincenzo (et al.)
- The Beginning of the End of Psychiatry: A Philosophical Archaeology
Pages 55-64
Di Nicola, Vincenzo (et al.)
- The End of Phenomenology
Pages 65-82
Di Nicola, Vincenzo (et al.)
- The End of Psychiatry
Pages 83-122
Di Nicola, Vincenzo (et al.)
- Cleaning the House of Psychiatry
Pages 125-135
Di Nicola, Vincenzo (et al.)
- Reframing Psychiatry: Posing the Right Questions
Pages 137-150
Di Nicola, Vincenzo (et al.)
- Renewal in Psychiatry
Pages 151-165
Di Nicola, Vincenzo (et al.)
Os autores demonstram elevada qualificação acadêmica e prática nos assuntos que abordam:
- Vincenzo Di Nicola é professor de psiquiatria, Universidade de Montreal, Chefe de Psiquiatria Infantil e Adolescente, Instituto de Saúde Mental da Universidade de Montreal (Canadá) e Professor Clínico de Psiquiatria na Universidade George Washington (EUA). Possue formação avançada em psicologia, psiquiatria e filosofia. Foi nomeado Acadêmico da Academia de Ciências e Artes da Bulgária e Membro Distinto da American Psychiatric Association. Di Nicola é fundador e presidente da Associação Canadense de Psiquiatria Social e presidente eleito da Associação Mundial de Psiquiatria Social.
- Drozdstoy Stoyanov é professor e Chefe do Departamento de Psiquiatria e Líder da Divisão de Neurociência Translacional do Instituto de Pesquisa da Universidade Médica de Plovdiv, na Bulgária; é professor visitante na Universidade de Pittsburgh, EUA, e parceiro do projeto do Centro de Colaboração para a Prática Baseada em Valores em Saúde e Assistência Social, St. Catherine’s College, Oxford, Reino Unido. É vice-presidente da European Society for Person-Centered Healthcare; vice-presidente de Filosofia, Royal College of Psychiatrists, Londres; Membro da Seção de Filosofia e Humanidades da World Psychiatric Association. É, ainda, membro da American Psychiatric Association.
Bibliographic Information
Book Title
Psychiatry in Crisis
Book Subtitle
At the Crossroads of Social Sciences, the Humanities, and Neuroscience
Authors
- Vincenzo Di Nicola
- Drozdstoj Stoyanov
Copyright
2021
Publisher
Springer International Publishing
Copyright Holder Springer Nature Switzerland AG
eBook ISBN 978-3-030-55140-7
DOI 10.1007/978-3-030-55140-7
Hardcover ISBN 978-3-030-55139-1
Edition Number 1
Number of Pages XXVI, 174
Number of Illustrations 2 b/w illustrations, 4 illustrations in colour
0 comentários
Escrever comentário